Guia do Freeze Mage


Decklist e escolha de cards:


Freeze mage sempre foi conhecido por sua alta consistência para ganhar ou perder contra certos decks. Isso é, altíssima winrate contra os decks de warlock, midrange paladin, control priest, oil rogue e face hunters, mas por outro lado baixas winrates contra druidas midrange e guerreiros em geral. Com o lançamento de TGT e o nerf do montinho, o deck se tornou muito mais viável na ladder e em camps, porque com o número crescente de paladinos midrange e secret também diminuiu considerávelmente o número de guerreiros, e o druida que antes era uma matchup muito ruim, também melhorou, pois a maioria dos druidas da ladder são do novo aggro druid. Essa é a versão final do deck que vem sendo mais usada após muitos testes com muitas tech cards.



     


    Conhecimento:


Enquanto com qualquer outro deck você pode vencer simplesmente por jogar criaturas na curva, isso não funciona com o freeze mage, é um deck diferente de todos os outros e as cartas devem ser jogadas no momento certo e não na curva. Em primeiro lugar, você deve saber quando e como jogar as cartas de maneira eficiente e o primeiro passo para isso é entender a meta, que inclui: saber a maneira que o deck do seu oponente se comporta, muito cuidado com sua vida e os combos fortes presentes em alguns decks, cartas para você jogar em torno e possíveis escolhas técnicas que podem te atrapalhar(sim kezan, isso foi uma indireta) e por ultimo um bom entendimento do dano que você pode dar a longo de 2-3 turnos e seus removals.
Durante o jogo é muito importante ficar de olho nas cartas jogadas pelo seu oponente para fazer boas decisões, então eu aconselho muito se usar o Hearthstone Deck Tracker. É algo que a maioria dos jogadores de nível alto na ladder usam e com certeza aumentara sua winrate se você nunca usou.
   


    Plano de jogo:


A coisa mais importante sobre o freeze mage é ter um plano de jogo, então você se pergunta todo turno: “Como eu vou vencer esta partida? ” E a resposta vai estar em 3 pontos:
- Seus cards.
- O seu total de vida e o do seu oponente.
- Como está o board.
Muitas pessoas cometem o grande erro de achar que você deve enrolar o jogo o Máximo possível até achar o Alexstrasza e então finalizar seu oponente com o dano da sua Mão. Na verdade, o Alexstrasza é apenas outra carta que “da” 5-15 de dano, deixando o corpo 8/8, servindo também para te curar em alguns casos. Então quando você sair do early game, no começo de cada turno você deve calcular:
-Quantidade de dano que você pode dar (inlcuindo Alexstrasza) nos próximos 2-3 turnos.
-Número de turnos necessários para finalizar seu oponente.
-Quantidade de vida que seu oponente pode recuperar em 2 turnos.
-Dano faltando para lethal, maneiras e chances de consegui-lo.
-Número de turnos que você consegue sobreviver.
A única coisa que falta é juntar seu dano com suas cartas que desaceleram o oponente e jogá-las em ordem eficaz.
            Mas o que fazer se você não tem as cartas para fazer isto acontecer? Neste caso você deve continuar ciclando suas cartas e sobrevivendo até que você consiga uma condição de vitória. Tenha em mente que sobreviver não necessariamente significa remover todos os lacaios perigosos inimigos, mas também negar dano usando freezes/recuperando vida.
Claro que contra decks agressivos você não pode contar com sobreviver tempo o bastante, então neste caso seu principal objetivo é manter o board do oponente o mais limpo possível usando dano direto e em área, hero Power e pequenos minions para ciclar e terminar o jogo com board control e um de nossos minions grandes (alexstrasza contra face Hunter por exemplo). Mas claro q há a chance de você ganhar deles na corrida por dano, então contar seu dano é imprescindível nestas matchups.
  


    Como usar cartas de maneira eficiente:


Existem muitas possíveis táticas para se jogar cada matchup, porem para fazê-las funcionar da melhor maneira possível, você deve ser consistente em suas jogadas. Por exemplo, jogando contra um paladino seu plano pode incluir sempre retirar os tokens 1/1 para negar valor do quartermaster e se manter a este plano, se você quiser focar em ciclar cartas invés disso você deve se manter ao plano de ciclar cartas para ter uma boa e flexível Mao, e não ficar mudando de um plano para o outro do nada.
Tipos de cartas:
  a) Freezes
“Os melhores jogadores de freeze mage no mundo são pacientes e greedy o bastante para saber exatamente o momento para se usar o freeze no limite para enrolar o jogo o Máximo possível” - Purple
Magias de congelar são as cartas mais importantes, a partir do momento que elas fazem o jogo durar o suficiente para acharmos as cartas que precisamos. Normalmente, é fácil usá-las nos momentos errados, porém, fazer o uso delas corretamente é algo que vem com a pratica. Tem muitas situações diferentes de se usar ou não, e é impossível descrever, mas o que você deve focar é em salvar os freezes para o momento que seu oponente ameace lethal ou deixar você em um range de combo a não ser que você congele o board.
Ponto muito importante, que muitas pessoas não percebem, é que tankar dano é uma coisa boa e você deve usar sua vida como recurso sem medo para levar os jogos para os limites.  Um bom exemplo para isso é a matchup de handlock, pois se seu oponente tem 2 gigantes em campo (16 de dano) e você tem 30+ de vida, você geralmente não deve congelá-los a não ser que tenha muitos spells de freeze na Mao.
  b) Magias de dano
Aqui é mais simples. Dano direto pode ser usado ambos como removal ou dano face, que depende do seu plano de jogo. A coisa mais importante sobre esses spells é novamente sua consistência em usa-los. Se você resolver usa-los como removal, então você deve continuar fazendo até você conseguir fazer dano novamente para matar com antonidas ou matar pelo board com alexstraza, já se você resolver ir dano direto e terminar o jogo com o board do seu oponente cheio de minions então não desperdice a chance de você ter dano suficiente quando precisar.
 c) Cartas que anulam dano
Estas são – Barreira de gelo, robô de cura e agoureiro. Mesmo que estes cards geralmente estejam fora do nosso controle e sejam jogadas para completar a mana, ou para combar com outras cartas, o uso correto delas pode ganhar várias partidas. Tente usar estas cartas antes de começar suas várias freezes em área, já que ganhar 8 de vida é o mesmo que congelar 2-3 minions, e freezes podem segurar muito mais dano.
Thaurissan e Antonidas também podem servir para atrair dano, já que eles representam suas maiores ameaças que se não removidas você geralmente ganha o jogo automaticamente. É ok joga-las em um board [quase] vazio contra matchups mais agressivas já que eles não vão conseguir muito valor nestas partidas normalmente. Fica uma situação muito complicada para estes tipos de deck, pois se eles removem eles perdem dano importante que iria face e se eles não removem correm o risco de morrer.



    Matchups:


  Midrange Druid:
Enquanto ganhar vantagem com um alexstraza rápido e dar dano na volta é uma ótima maneira de se vencer, na maioria dos casos teremos que estabelecer board control, forçando o druida a responder. Para conseguir qualquer um dos dois temos que ou remover todas as ameaças com spells de dano ou muitos removals e enrolar com emperor/antonidas/Alex. Se você conseguir fazer o oponente usar o combo num pequeno board, você pode jogar Alex defensivamente e geralmente isso ganha o game. De muito valor a frost nova nesta partida, já que se usada com um antonidas ou thaurissan ganha a partida. Outra maneira de se vencer é conseguir o combo com o agoureiro, então use a frost nova com muito cuidado. Este combo no turno 5-6 para remover 2 ameaças é perfeito já que aumenta as chances de não ser removido e nos dá bastante tempo.

  Midrange/Hybrid Hunter, Tempo Mage:
Dependendo da sua Mao e do estado do board, existem 3 maneiras possíveis de se jogar essas match-ups:
-Remova todas as ameaças. Termine o jogo enrolando com suas ameaças, que geralmente não serão respondidas;
-Enrole com curas e freezes e termine o jogo com Alex ofensivo > magias de dano;
-Faça uma corrida com seu oponente enrolando com os freezes e curas. A única diferença entre estes 3 matchups é o quão rápido você está perdendo vida, então a pergunta passa a ser: quanto tempo você tem até conseguir uma das 3 win conditions.
  Oil Rogue:
Provavelmente o matchup mais favorável para o freeze mage, porém não é fácil de se jogar. Claro que Alex no começo e depois dar dano é uma win fácil, porém não é a melhor maneira de se jogar este match pelo fato de rogue hoje em dia rodar mais cura que o normal, então você deve ter ainda o segundo iceblock e mais dano, o que é muito situacional. A maneira de se ganhar esse match está escondida no fato que o rogue tem recursos limitados e briga para conseguir lidar com grandes ameaças, então nossa meta é remover todas as ameaças e terminar com Alex/antonidas. Se Alex e antonidas, forem respondidos, significa que sua vida está alta o suficiente para terminar o jogo com fadiga e o dano restante. Golpe flamejante pode ser uma boa no mulligan se o resto de sua Mao inicial forem carts de curva baixa de cycle.

  Face Hunter, Aggro Paladin, Mech Mage, Mech Shaman:
Simplesmente remova tudo, tente sobreviver o Maximo possível, tente jogar ice barrier o quanto antes, e ganhe o jogo com board control. Geralmente Alexstrasza é usado defensivamente, porém se você conseguir enrolar o bastante o Alex ofensivo vence pela falta de cura destes decks. Mantenha frostbolt para os minions mais perigosos como Malabarista de facas, mechwarper, etc. Doomsayer turno 2 geralmente é uma ótima jogada.

    ZooLock:
Uma das melhores matchups, porém não é tão boa quanto antigamente graças aos vários minions com deathrattle, voidcaller, corujas, mal ghanis. O segredo desta matchup é nunca desistir, já que ganhar o jogo com um de vida mesmo sem iceblock acontece bastante. Se o oponente usar muito o hero Power e tomar muito dano no início, considere se fazer uma corrida por dano com ele não é a melhor win condition.

  Demon/Hand/MalyLock:
O mais importante nestas matchups é comprar muitas cartas. No early game consiga dar o Maximo de dano possível com cientista, loot hoarder e ping. Se seu oponente estiver com ~20 de vida antes de controlar o board, geralmente nós ganhamos. Às vezes, fireball + ping turno 6 pode ser uma boa jogada, apenas para esvaziar sua Mão e começar a pressiona-lo a usar healbot antes de Alex, mas não se esqueça dos molten giants. Tente absorver dano inicial e congele o campo assim que ameaçar quebrar seu block em breve. Mesmo que estes decks fiquem com vida baixa no começo, de valor a seus spells de dano e use muito o ping. Geralmente é bom ignorar o emperor ou a coruja e salvar dano para face.

  Midrange Paladin, Midrange Shaman, Control Priest(Dragon também):
Apesar de serem 3 decks bem diferentes em relação a curas e ameaças, a coisa comum entre eles é que geralmente eles não têm muito burst, então temos tempo suficiente para achar Alex e dar o dano para lethal. Algumas matchups em especifico:
Paladin: Frostbolt no juggler, não deixe acumular tokens, tente combar emperor com forst nova. Se o paladino por muita pressão, use o Alex defensivamente e tente estabilizar o board para conseguir a vitoria.
Priest: Não gaste seu dano com minions. Tente um bom combo com doomsayer mas não seja greedy demais com ele. Tente comprar o máximo de cartas possíveis com minions antes da cabal. No late game é bom jogar o loot hoarder e dar ping imediatamente. Se ele não roubar seus card cycles geralmente você vence.

  Freeze Mage:
É uma matchup que geralmente se decide em quem tira o block do outro primeiro. Mas se você não tiver dano para tirar o segundo bloco após a cura você também pode perder, pois o deck tem muita cura com healbot e Alex. Tente pelo menos 2 fireballs com o antonidas (3 se conseguir através do emperor). Se você já estiver na frente tente não desperdiçar fireballs com ameaças do oponente, apenas congele e va face. Se você estiver atrás tente esgotar o dano de seu oponente e vencer através de controle de board ou fadiga. Geralmente o melhor momento para se usar healbot é depois de você tomar Alex. Se ambos healbot e Alex estiverem no fim do deck não exite em começar a dar dano desde os 30 de vida do oponente, apenas tenha certeza que você consegue fireballs suficientes do Antonidas.

  Control Warrior:
Vitória contra um Control Warrior é tão rara quanto um freeze mage na ladder. Para ela acontecer você tem que conseguir comprar rápido thaurissan Alex e antonidas e ter tempo o suficiente para fazer 4-5 fireballs e usa-las antes de morrer.

  Secret Paladin:
Secret paladin é uma match favorável, e tem várias win conditions que você deve reconhecer na sua Mão. A primeira é dar mais dano do que o secret paladin pode dar, enquanto a segunda é claro remover todas as ameaças. A principal carta nessa matchup é o Agoureiro, então o mantenha no mulligan e tente usar seu combo antes que o mysterious challenger entre em campo. Todos os freezes são muito bons aqui então use-os com cautela. Se você está com o HP alto então não tenha medo de tomar 10+ de dano do Challegener já que os paladinos têm dano da mão muito limitado.

  Aggro Druid:
Aggro druid é uma matchup bem agressiva, então remover todas as ameaças e vencer com Alex defensivo é a maneira mais fácil de se vencer.



    Mulligans:


Tente imaginar os 3~ primeiros turnos de ambos os lados, planeje seu early game e faça o mulligan de acordo com este plano.
Exemplo: Jogando contra Hunter você tem Agoureiro, acolito, fireball e nevasca. Já que o Hunter tem normalmente um drop 2 e você não tem uma resposta você mantem o agoureiro como resposta a ameaça de turno 2. Se não tivesse o doomsayer normalmente eu trocaria o acolito para tentar pegar um drop 2 e melhorar minha situação. No geral você deve procurar cards que façam cycle (cientista, loot hoarder, acolyte, arcane intelect) e removals de early game (frostbolt, agoureiro) de acordo com o que for necessário praquela partida. As vezes quando você tem um mulligan inicial bom é uma boa pedida ficar com cartas como alexstrasza ou thaurissan.


    Dicas para iniciantes:


A mana do seu oponente não é infinita. Druidas não podem usar combo e se curar ao mesmo tempo, o mesmo vale para paladinos não poderem usar big game Hunter + lay on hands juntos. Então bote seu oponente em situações onde ele não pode tirar o block e se curar ao mesmo tempo.
Esteja sempre pronto para a pior situação possível. No caso de você não querer que seu oponente use por exemplo um dr 6 no turno 6 ou um dr 7 no turno 7, use um doomsayer no turno anterior para impedi-lo de jogar na curva.
Não jogue em torno de cartas se você for gastar recursos demais. No entanto valorize suas frost novas como counter do repugnas, porque ele geralmente é guardado para finalizar você.
O fato de blizzard dar 2 de dano não a faz ser melhor que forst nova. Então se você tem mana sobrando e so quer congelar, use blizzard e guarde a nova para um momento melhor ou para combar com outras cartas.
Não jogue em torno de curas VS decks que normalmente não usam uma. Termine o jogo assim que você tiver tudo que considera necessário, mas você pode se estender a procurar por respostas a cards como o repugnas, então faça isso de maneira inteligente.
Se seu oponente tem um campo cheio, isso significa que ele não pode dar silence, repugnaz, kezan, ou uma ameaça grande. Então use isto a seu favor para terminar o jogo ou combar frost nova com agoureiro.
Valorize dano face. Cada ataque e ping te deixam mais perto de matar o oponente sem alexstrasza.
Se estiver desesperado, tente comprar cards ou jogar thaurissan para tentar resolver seus problemas no próximo turno.
Não parece, mas freeze mage é um deck de tempo. Tente ganhar tempo no board contra matchups mais agressivas, enquanto VS controle use sua mana de maneira mais eficiente possível.
Não tenha medo de dar “overdraw”. Na maioria dos matchups pense em overdraw como bote a carta do topo do deck no fundo dele.


    Dicas para jogadores experientes:


Jogue em torno dos seus outs. Se está se sentindo pressionado, e não vê uma maneira de vencer mesmo se ficar vivo mais alguns turnos, arrisque suas chances e comece a dar dano e torça para que venha a carta que você precisa para ganhar.
Enquanto toma decisões, leve em consideração a Mao do oponente. Não conte com vencer removendo todas as ameaças e ter controle do board se o oponente tem muitas cartas na mão, e igualmente não seja agressivo demais caso ele não tenha. Se o druida ficou com 3 ou 4 cartas, significa que há uma grande chance de ele ter innervate + shade ou darnassus aspirant, o que faz o agoureiro ser um bom keep. Se ele tem muitas cartas na Mao e não joga nenhuma ameaça grande é porque ele deve ter apenas respostas na Mao, jogue em torno disso.
Force seu oponente a cometer um erro. Freeze mage é um deck que nem todos sabem jogar em torno corretamente e considera que tirar seu block é a prioridade #1. Então force-o a fazer decisões ruins enquanto você usa agoureiro ou robô de cura/alexstrasza para voltar para o jogo.


    Final:


Como você deve ter percebido, eu não disse muito diretamente o que fazer ou o que não fazer pois isso vem muito de sua experiência com o deck, e não tem uma jogada pré-definida normalmente. Uma coisa que eu recomendo fortemente para cada jogador é pensar sobre a razão de você [quase] perder um jogo e saber se você poderia ter evitado isso. Claro que isso não vem rápido, só jogando e aprendendo, mas é a melhor maneira de aprender a jogar com o deck. As vezes até uma moeda + ping turno 1 pode ser decisivo numa partida.

Não tenha medo de experimentar táticas, mulliugans ou até cartas diferentes, já que a melhor maneira de aprender o deck é explorando e jogando. E principalmente não se deixe abalar pelos guerreiros na ladder! Agradeço desde já a paciência pro guia longo, porém muito detalhado e espero que tenha ajudado com o guia.

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